LCL significa Less Container Load (menos do que uma carga de contêiner), ou seja, é quando o exportador ou importador não possui carga suficiente para preencher um container. Dessa forma, vários embarques LCL são consolidados em um contêiner compartilhado, possibilitando a obtenção do baixo custo do frete marítimo ainda que o importador / exportador não possua um grande volume de operação.
Empresas que desejam exportar ou importar quantidades menores de estoque podem pagar pelo volume de espaço usado em um contêiner (LCL), ao invés de alugar o contêiner inteiro. O LCL também possibilita que transitários, agentes de cargas e NVOCC contratem o frete de um container inteiro, e o revenda em lotes menores para importadores / exportadores com menos carga. Dessa forma, o LCL é uma opção muito vantajosa para quem traz baixos volumes ou está começando.
No caso da mercadoria não ocupar sequer a metade de um contêiner, deve-se considerar a contratação do frete LCL, o qual é bem mais barato já que se paga proporcionalmente pelo espaço do contêiner contratado.